segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Você sabe como e onde descartar o lixo eletrônico?


Olá pessoal, como vão todos?
A Wecologia vem trazer hoje uma dica muito interessante.

Quantos de vocês já se perguntaram como descartar o lixo eletrônico ou tecnológico como alguns preferem chamar? Na verdade acredito que a maioria aqui deve ser perguntar não só como mas onde também. O que muitos não sabem é que o governador de São Paulo José Serra com vetos parciais. A Lei 13.576/09, de autoria do deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), institui que as fabricantes de eletrônicos são responsáveis pela reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico.

Eu sinceramente só sei disso porque pesquiso muito sobre o assunto e porque tempos atras resolvi pesquisar para fazer um descarte de lixo eletrônico na minha casa. Apesar da lei, muitos fabricantes não se preocupam em disponibilizar informações sobre o descarte correto do seu produto e na minha opinião as lojas que comercializam este produto deveria ser obrigadas e coletar de seus clientes. Se você for em uma loja de informatica comprar uma peça para o seu computar e levar e peça queimada, provavelmente o dono do estabelecimento vai dizer que não tem o que fazer com aquilo ou vai ficar quieto para jogar no lixo comum quando você sair da loja.

Mas para os que realmente se preocupam com o destino correto do lixo eletrônico ou tecnológico, exite agora uma ferramenta muito útil que aponta ao consumidor os pontos de coletas mais próximo para fazer o descarte. O mais bacana é que ele trás varias informações das empresa como endereço, telefones e email. Esta ferramenta foi criada e parceira pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sergio Motta. A ferramenta é bem simples basta acessar o site do E-lixo e inserir o CEP e o tipo de “e-lixo” que você precisa descartar para ele apontar todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e reciclam esse tipo de resíduo eletrônico. Além disso, o site abre espaço para que outros estabelecimentos participem do projeto.

Alguns exemplos de lixo eletrônico: Baterias (de qualquer aparelho), celulares, pilhas, carregadores, computadores, televisores, rádios, lâmpadas fluorescentes, CDs, DVDs entre outros.

Nenhum comentário:
Escreva um comentários